Google Stadia, este Ă© o nome proposto pela empresa durante a sua palestra, ele usarĂ¡ streaming para fazer os videogames funcionarem em qualquer plataforma, seja uma TV, um smartphone, tablet ou PC.
Os jogadores poderĂ£o contar com os centros de dados oferecidos pela empresa norte-americana, que oferecerĂ£o um poder de computaĂ§Ă£o de GPU de 10,7 teraflop, fornecido pela AMD, contra os 6 do Xbox One X e o 4.2 do PlayStation 4 Pro.
Estas sĂ£o as especificações completas:
- CPU x86 customizada de 2.7GHz com hyper-threaded com AVX2 SIMD e cache de 9.5MB L2 + L3
- Custom AMD com memĂ³ria HBM2 e 56 unidades computacionais, 10,7 teraflops
- 16 GB de RAM com até 484 GB /s
- Armazenamento em nuvem SSD
Os mecanismos de jogos suportados agora serĂ£o Unreal Engine e Unity, enquanto os datacenters sĂ£o executados em bibliotecas grĂ¡ficas Vulkan.
AlĂ©m disso, a plataforma em questĂ£o estarĂ¡ aberta para o cross-play e dependerĂ¡ apenas dos desenvolvedores que desejarem implementĂ¡-la em seus tĂtulos.
Um controlador oficial da Stadia tambĂ©m foi anunciado, que terĂ¡ a capacidade de se conectar ao servidor de dados via Wi-Fi.
Isso permitirĂ¡ que ele detecte e acesse o dispositivo que queremos usar sem a necessidade de outras operações de desconexĂ£o e reconexĂ£o se mudarmos a plataforma na hora.
HaverĂ¡ duas chaves importadas: uma para compartilhamento direto com o YouTube sem perda de qualidade de vĂdeo e outra para atuar como assistente do Google, conectada a um microfone dentro do bloco para obter acesso a recursos especiais nos tĂtulos compatĂveis.
Finalmente, o pad tem uma porta USB tipo C para carregar, o primeiro controlador a suportĂ¡-lo entre os oficiais em circulaĂ§Ă£o.
O Google Stadia obviamente nĂ£o tem data de lançamento oficial, mas o gigante dos EUA garantiu que estarĂ¡ disponĂvel atĂ© o final deste ano.
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