PS5 usa tecnologia revolucionária: carregamento rápido, 17 GB em IO

O input/output (IO) de largura de banda do SS5 foi o foco das discussões dos fãs por muito tempo, principalmente após a apresentação dos detalhes do Unreal Engine 5 e ilustrado pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney, que disse que o PlayStation 5 tem uma vantagem estrutural sobre PCs e outras plataformas de jogos.

Sabemos que a velocidade de IO do PS5 é oficialmente de 5,5 GB/s com dados não compactados e 8-9 GB/s com dados compactados. Em um nível teórico, esses valores foram superados pelo novo SSD Samsung 980 Pro PCle 4.0 NVMe, mas é na exclusividade de sua arquitetura que o PS5 se beneficia.


Na verdade, Oodle anunciou que, além do suporte para Oodle Kraken, o PS5 terá suporte para a tecnologia Oodle Texture, otimizado para a compressão de texturas de GPU. De acordo com a própria Oodle, os valores anteriores de 8-9 GB/s foram fornecidos pela Sony fazendo um cálculo baseado na compressão padrão com uma proporção de 1,45/1 ou 1,64/1.

Usando Oodle Kraken e Oodle Texture em combinação, no entanto, os desenvolvedores alcançaram uma taxa de conversão de 3,16/1 para texturas de um jogo PS5 recente. Isso significa que a taxa de transferência de E/S pode chegar a 17,38 GB/s.

Obviamente, esta não é a velocidade normal para dados compactados, mas apenas um pico máximo e, acima de tudo, essas tecnologias não serão usadas imediatamente por todos os jogos no seu melhor. Provavelmente levará algum tempo até que possamos ver os resultados alcançáveis com Oodle Kraken e Oodle Texture, mas mesmo assim o PS5 mais uma vez prova ser um console de primeira em termos de SSD e largura de banda IO.

Até o momento, vimos alguns exemplos práticos da velocidade do SSD (foi confirmado que Spider-Man é capaz de carregar o mapa em menos de um segundo e vimos Demon's Souls Remake e Ratchet & Clank Rift Apart carregar uma nova área instantânea), mas com a aproximação do lançamento, estamos confiantes de que a Sony estará mais do que pronta para enfatizar as qualidades do PS5. Diga-nos, o que você acha?

0 Comentários