A Microsoft volta mais uma vez para falar sobre o Xbox Series S. Agora, podemos descobrir todos os detalhes sobre as especificações técnicas e tecnologias de hardware e software que suportam o console de próxima geração.

Xbox Series S | Especificações técnicas

Em primeiro lugar, vejamos em uma rápida tabela, em comparação com o Xbox Series X, as especificações técnicas do Xbox Series S tal como foram apresentadas pela Microsoft no novo vídeo oficial lançado no YouTube.

Xbox Series X Xbox Series S
GPU de potência 12,15 TFLOPs 4 TFLOPS
SoC 7nm Enhanced SoC 7nm Enhanced SoC
CPU CPU Zen 2 de 8 núcleos e 16 threads a 3,8 GHz CPU Zen 2 de 8 núcleos e 16 threads a 3,6 GHz | 3,4 GHz com multithreading simultâneo ativo
GPU GPU Navi 2X com 52 CUs RDNA 2.0 @ 1.825 GHz RDNA 2.0 CUs @ 1.565 GHz
RAM 16 GDDR6 RAM (10 GB a 560 GB / s - 6 GB a 366 GB / s) RAM GDDR6 de 10 GB (8 GB a 224 GB / s - 2 GB a 56 GB / s)
Arquivo 1 TB PCle 4.0 SSD (2,4 GB / s descompactado - 4,8 GB / s compactado) SSD NVME personalizado de 512 GB (2,4 GB / s descompactado - 4,8 GB / s compactado)


Como você pode ver, o Xbox Series S usa a mesma CPU do Xbox X Series. A principal diferença entre os dois consoles é a GPU: a Microsoft explica que a Série S oferecerá a mesma experiência de jogo com uma resolução nativa de 1440p com suporte para 120 FPS; No entanto, é possível fazer upscale de jogos em até 4K ao usar uma tela compatível.

O Xbox Series S também tem suporte total de hardware para os recursos RDNA2 mais recentes da AMD, incluindo DirectX Ray Tracing, mesh shaders e Variable Rate Shading. Exatamente como a Série X. A RAM é um GDRR6 de 10 GB, definido como "de acordo com a resolução pretendida pelo console".

O Xbox Series S, como o Series X, oferece suporte à arquitetura Xbox Velocity: portanto, espere tempos de carregamento mais rápidos, taxas de quadros estáveis e novos recursos como Quick Resume, que permite alternar entre os jogos instantaneamente. Ele também suporta Sampler Feedback Streaming (exclusivo da próxima geração) que permite carregar apenas as texturas necessárias para o que o jogador está assistindo.