Ainda faltam alguns dias para o PlayStation 5 chegar oficialmente às prateleiras do mercado, mas em diferentes partes do mundo já está disponível o novo console Sony Next-Gen, como mostram os milhões de vídeos e comentários que pipocam na web. O momento parece particularmente delicado para a Sony - e também para a Microsoft, que com seu Xbox Series X / S tem muito a provar -, especialmente depois de algumas declarações e anúncios que nas últimas semanas têm causado muita discussão, incluindo a falta de suporte para o 1440p ou, novamente, a ausência de um navegador para navegar na Internet.

Dentre as muitas peculiaridades do console, no entanto, uma das mais comentadas certamente foi a relativa à retrocompatibilidade com jogos do PlayStation 4, principalmente devido a uma comunicação muito confusa da Sony. A princípio, de fato, foi feita menção a pelo menos 100 títulos de PS4 que seria possível jogar no PlayStation 5, um número nada emocionante que poucos dias depois foi modificado em um curto depoimento da Sony, que naquele momento falou de mais de 4000 jogos. Então aqui está uma lista de apenas uma dezena de jogos não compatíveis com o PlayStation 5 aos quais, no entanto, eles rapidamente foram adicionar vários outros por meio de testes de campo pela imprensa especializada.

PlayStation 5: um site revela mais de 100 jogos Ps4 com problemas de compatibilidade com versões anteriores

Em suma, mesmo agora muitos não entenderam bem qual é a situação quanto à retrocompatibilidade entre o PlayStation 4 e o PlayStation 5, situação que tem levado vários usuários a se reunirem para testar o máximo de jogos possível de forma a ter uma lista completa e atualizada que pode colocar mostrando a situação real. Conforme revelado pelo Kotaku, de fato, um grande grupo de jogadores teria criado um site especial para elaborar uma lista contendo - no momento - 115 títulos PS4 que teriam apresentado erros uma vez iniciados via PlayStation 5. Entre muitos, há por exemplo Assassin's Creed Unity, Grip, Everybody's Golf, Flinthook e Hellblade: Senua’s Sacrifice.

Especificamos que, neste caso, não estamos falando de jogos que não são iniciados no console, mas de títulos que no jogo apresentam algum tipo de problema; Hellblade, por exemplo, estava particularmente embaçado com a visão de quem o experimentou. O fato é que, para um catálogo constituído por milhares e milhares de títulos, ter encontrado (por agora) apenas uma centena com alguns problemas parece sem dúvida um bom resultado. A esperança, claro, é que mesmo os títulos atualmente em dificuldade no PlayStation 5 possam obter patches ou atualizações capazes de torná-los perfeitamente agradáveis, mesmo no novo hardware.