Encontrada uma falha de segurança na última atualização do PS5. O anúncio veio do perfil do Twitter do fail0verflow, um grupo dedicado ao modding de console e que no passado já havia conseguiram encontrar falhas no PlayStation 4, Wii e muitas outras plataformas.
No anúncio no Twitter, o grupo anunciou que obteve as chaves raiz do console doméstico da Sony. Graças à última atualização do PS5, que também facilitou o trabalho de outro hacker muito ativo no cenário de modding, chamado Andy Nguyen. Antes do anúncio do grupo, na verdade, o próprio Nguyen havia conseguido obter as chaves do root e também habilitar as configurações de estreia do console, que agora aparecem em seu menu.
https://twitter.com/fail0verflow/status/1457499576676634625
Mas o que tudo isso significa? Em termos muito vagos, de agora em diante, qualquer pessoa que possa operar com chaves raiz pode potencialmente instalar qualquer aplicativo Linux. Isso significa que, em um futuro próximo, o console poderá receber suporte para firmware customizado, como já aconteceu com o PlayStation 4, por exemplo. Um suporte que obviamente não está ligado apenas à pirataria (que continua sendo um crime), mas também a um mundo de opções que normalmente não seriam possíveis em um firmware oficial. Certamente, no entanto, ainda é muito cedo para estabelecer uma possível data de lançamento para um CFW.
Certamente esta falha de segurança, pelo menos por enquanto, ainda é um problema para PS5 e Sony. Portanto, é muito provável que o gigante japonês corra para se proteger com uma próxima atualização para curar essa anomalia. Certamente, no entanto, tornar um console imune a qualquer tipo de modificação, seja de software ou hardware, é altamente impossível, portanto, nos próximos anos, também graças a essas conquistas de grupos organizados, qualquer firmware customizado, mais cedo ou mais tarde, certamente estará disponível.
0 Comentários