Xbox Series X operará com 70% mais fluxo de ar do que os consoles atuais

Com base nas especificações técnicas, o Xbox Series X será o console mais poderoso da próxima geração. Para conseguir isso, no entanto, os designers e engenheiros da Microsoft tiveram que encontrar novas soluções para criar um sistema de refrigeração que fosse ao mesmo tempo poderoso, silencioso e que não afetasse muito o tamanho do console. Conforme explicado pela equipe editorial da Digital Foundry, que foi capaz de analisar um protótipo do console, o sistema de refrigeração determinou inevitavelmente, juntamente com outros fatores, o design do Xbox Series X.

Uma das soluções encontradas pelos designers da Microsoft foi dividir a placa-mãe em duas partes: de um lado, existem componentes como o processador e o GDDR6, enquanto a outra metade gerencia entradas e saídas. Jim Wahl, diretor de engenharia mecânica do hardware Xbox, explicou à Digital Foundry que é uma abordagem totalmente invertida ao design em comparação com os consoles do passado. Se antes dentro do console havia estruturas externas de alumínio que continham os componentes internos, no caso do Xbox Series X, o chassi de metal é a parte interna, enquanto no exterior existem as duas partes da placa-mãe.


O sistema de refrigeração implementado no Xbox Series X também teve que reconciliar necessidades específicas: não criar ruído excessivo no ventilador e, ao mesmo tempo, manter temperaturas adequadas para um hardware tão poderoso que requer cerca de 70% mais ar do que os consoles atual. "Com toda essa potência, é necessário mover uma grande massa de ar e isso também deve ser feito silenciosamente" - explicou Jim Wahl - "Estudamos várias maneiras diferentes de mover os fluxos de ar em um dispositivo e o único ventilador axial provou ser o mais eficiente e o mais silencioso do nosso sistema".

O engenheiro da Microsoft também explicou que eram necessárias algumas personalizações, como o número de lâminas e sua geometria: em resumo, o sistema de dissipação de calor foi projetado exatamente para funcionar melhor no Xbox Series X. A estrutura do sistema de refrigeração obviamente influenciou o design e precisamente esse componente se deve à altura e, portanto, à forma de "torre" do console de próxima geração da Microsoft.

0 Comentários