A Nintendo trabalha incansavelmente, quais são os novos projetos?

A Nona geração de consoles de jogos eletrônicos acaba de começar e muitas vezes nos perguntamos sobre o destino do Nintendo Switch, que em todo o caso segue imparável, dominando o mercado dos videojogos e deixando para trás um ano recorde, o segundo melhor de sempre. Qual é o segredo do gigante japonês? Desde os tempos do Wii e do DS, a mensagem que a Nintendo lançou no mundo do entretenimento é bastante clara: o objetivo é "criar novas experiências" e esse com certeza será o caminho que a Nintendo irá percorrer ao pensar em um sucessor hipotético de seu console.

A Nintendo trabalha incansavelmente, quais são os novos projetos?

Que a Nintendo queira ser inovadora na proposta do videogame não é nenhum mistério. Ela provou isso para nós com os últimos cinco consoles. Cada um tentou apresentar uma nova maneira de jogar. Por exemplo, o DS tinha duas telas; o Wii foi baseado principalmente em seus controles de movimento icônicos; o Wii U apresentou uma jogabilidade mais transversal, oferecendo um "tablet-controle"; o 3DS apresentou a tecnologia 3D, que possibilitou ver jogos, imagens e vídeos desta forma sem a necessidade de usar óculos especiais. Essa busca constante por inovar e se destacar da concorrência atingiu seu ápice com o lançamento do Nintendo Switch, que deu origem ao primeiro sistema verdadeiramente híbrido, alternando entre console portátil e doméstico. No momento, o Switch é o terceiro console da Nintendo mais vendido de todos os tempos, ficando cada vez mais perto do marco alcançado na era Wii, que ainda detém o recorde.

Em entrevista recente ao Nikkei, o atual presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, reiterou essa propensão, sem entrar em nenhum tipo de detalhe sobre o próximo console Nintendo. Simplesmente comunicou que a empresa está a trabalhar incansavelmente, afirmando que "independentemente do tipo de produto de sucesso que se propõe, na indústria do entretenimento, sempre chegará um momento em que as pessoas vão ficar cansadas". Furukawa disse ainda que a Nintendo precisa tornar seus projetos futuros "novos e surpreendentes" para continuar atraindo clientes. Então, a Nintendo já está trabalhando no próximo console a ser lançado?

A este respeito, Furukawa afirmou que, no momento, a empresa está focada em "garantir um longo ciclo de vida" ao switch Nintendo. Esta é uma afirmação recorrente nos últimos anos, então está claro que os planos da Nintendo não mudaram e não é de admirar, considerando as vendas de Switch. "Ainda há muito o que fazer nos próximos anos", reitera o presidente. Com efeito, a escolha de proceder com cautela é compreensível, visto que a empresa japonesa com o seu Switch deu vida a uma abordagem verdadeiramente inovadora aos videogames, a ponto de inspirar outras importantes empresas de tecnologia.

0 Comentários