PS5: o SSD não será explorado por muitos desenvolvedores

Um dos pontos fortes da nova geração de consoles amplamente divulgados é o SSD. Acima de tudo, a Sony, com seu PS5, se concentra fortemente no novo sistema de armazenamento "super-rápido" (falamos de 100 vezes mais rápido que o PS4). A curiosidade é grande e, no papel, conforme proposto pela empresa japonesa, parece ser capaz de conceder várias vantagens em comparação com o concorrente direto do SSD, o Xbox X Series. No entanto, nem todo mundo pensa que a diferença tem um valor.

Thomas Mahler, fundador e diretor criativo da Moon Studios (desenvolvedor de Ori and the Blind Forest), comentou o assunto. O desenvolvedor disse que não faz sentido para equipes de terceiros otimizar seus títulos em torno do SSD PS5. Segundo ele, as equipes desenvolverão jogos no menor denominador comum, como o Xbox Series X e os PCs.


"O SSD super-rápido no PS5 é ótimo para jogos de terceiros, mas não faria sentido econômico otimizar seu jogo para se adequar a uma plataforma específica. No PC e Xbox, você precisa trabalhar com o que tem, então são duas plataformas contra uma." Estas são as palavras de Mahler.

Ele não é a primeira pessoa a chegar a essa conclusão. Em abril deste ano, o desenvolvedor da Quantum League Balthazar Auger disse que o maior poder do Xbox Series X "será relevante apenas no caso dos exclusivos do Xbox, que serão programados para explorar o console até a última gota. A energia também poderia permitir garantir um ciclo geracional mais longo. De qualquer forma, todos os desenvolvedores que trabalham em jogos de plataforma cruzada estão vinculados a um hardware menos potente, portanto a única vantagem que posso imaginar será uma taxa de quadros mais estável e resoluções mais altas para o Xbox Series X."

0 Comentários